(73) 98116-0585
contato@assertividadeconsultoria.com.br

O mapeamento de perfis e a liderança de sucesso

15 de março de 2022

Antigamente o critério para a contratação de uma pessoa era basicamente a necessidade da empresa e a força física daquele sujeito, por exemplo. A única preocupação era no absenteísmo, que não poderia existir. Quem não produzia de acordo com a expectativa da empresa, seja por qualquer motivo que o levasse a isso, era desligado.

Contudo, esse processo mudou. A contratação se tornou muito mais estratégica e o desenvolvimento de pessoas se tornou uma realidade. O conceito de pontos fortes e pontos fracos serviram como base para a delegação de atividades mais assertiva e o resultado disso foram pessoas mais motivadas que produziam muito mais.

Quer entender como o perfil comportamental influencia na liderança de sucesso? Então continue a leitura.

O que é perfil comportamental?

 O perfil comportamental pode ser entendido como a forma utilizada para entender as posturas adotadas por uma pessoa diante de determinados estímulos, ou seja, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação do colaborador diante de uma situação específica.

Tem pessoas que são mais produtivas em situação de pressão, ao passo que outras preferem ter tempo para organizarem as atividades antecipadamente e com calma. Existem pessoas que reagem muito mal a feedbacks e/ou têm pouca inteligência emocional para lidar com críticas, enquanto outras precisam de feedbacks constantes para se manter motivados.

A personalidade também interfere na postura do indivíduo, mas suas experiências profissionais e o conhecimento obtido também têm um impacto importante. Dessa forma, o perfil comportamental é a mistura de hard skills (competências técnicas) com soft skills (competências comportamentais).

 A metodologia DISC

A partir do momento em que percebeu-se a existência de perfis diferentes de pessoas, vários estudos foram desenvolvidos para tentar encontrar um padrão no comportamento dos indivíduos.

Foram desenvolvidas diversas teorias como resposta a esse questionamento, sendo a metodologia DISC uma delas. Essa metodologia foi desenvolvida na década de 20, por William Moulton Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard.

O seu principal objetivo é criar uma maneira de acessar informações sobre o perfil de uma pessoa a partir de quatro principais tipos comportamentais existentes. É justamente a inicial desses tipos que dá origem à sigla DISC: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

O ponto importante da metodologia é o fato de evidenciar que todas as pessoas possuem todos os fatores, porém em graus diferentes de intensidade. Dessa forma, uma pessoa pode ser mais dominante, outra mais influente, outra mais estável, outra mais conforme.

Os perfis comportamentais

As características de cada tipo de perfil irão variar de acordo com a intensidade daquele traço na pessoa, ou seja, pessoas com a dominância mais alta tenderão a se comportar de uma forma e ter o mesmo objetivo em comum.

Entenda, então, os pontos que definem os fatores:

Dominância

Pessoas que possuem o fator Dominância em maior proporção são orientadas para resultados. Tendem a ser muito competitivas, assertivas e se sentem bem em assumir posições de comando e poder.

Contudo, eles não costumam confiar facilmente nas pessoas, procurando alcançar o sucesso pelos seus próprios méritos, sem pedir ou esperar ajuda ou apoio daqueles que estão à sua volta.

Influência

Profissionais que possuem a influência como característica mais evidente têm maior facilidade para influenciar pessoas e motivar quem está ao redor em torno de um objetivo comum. Por isso, costumam ser muito otimistas e articuladas, além de terem boa capacidade de comunicação.

Contudo, como têm uma postura mais diplomática, tendem a ter mais dificuldade para lidar com rejeição em qualquer aspecto.

Estabilidade

Quem tem o fator estabilidade como predominante gosta de rotina e trabalhos longos, demonstrando a paciência, constância e certo grau de previsibilidade como característico mais evidente.

Dessa forma, a maior dificuldade de pessoas com esse perfil é o medo e a aversão que possuem em relação a mudanças.

Conformidade

São pessoas conhecidas por gostarem de seguir regras e normas. Tendem a ser mais disciplinadas, analíticas, racionais e perfeccionistas. Entretanto, o ponto de atenção dessas pessoas é manifestado em situações adversas, visto que tendem a menosprezar os problemas ou adiar a tomada de decisão ao máximo quando estão submetidos a situações de extrema dificuldade.

Como a metodologia DISC ajuda a alavancar o negócio?

Quando você identifica o padrão comportamental de cada membro da equipe, se torna capaz de delegar tarefas que estejam alinhadas às potencialidades de cada um e com o que foi planejado e definido na construção do respectivo cargo.

Além disso, você terá uma ferramenta extremamente valiosa para a gestão de pessoas também, visto que conseguirá mapear as principais dificuldades do time, planejando estratégias de desenvolvimento especificamente para essas características.

Conclusão

Você já sabe que conhecer os perfis comportamentais irá te ajudar, mas o teste do DISC precisa ser aplicado da forma correta para que os resultados sejam realmente assertivos. A RH Consultoria Empresarial te ajuda a aplicar e interpretar os resultados, para que você consiga construir o cargo e encontrar a pessoa ideal para ele.

 

 

 

 

Adriano Souza
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Contato

(73) 98116-0585
contato@assertividadeconsultoria.com.br