(73) 98116-0585
contato@assertividadeconsultoria.com.br

A Importância do Recrutamento no Processo Seletivo

22 de abril de 2022

Recrutar uma pessoa para uma posição é algo extremamente importante e desafiador. Entender o cenário da empresa e encontrar a pessoa que irá trazer os resultados almejados não é tarefa fácil e precisa do apoio de todos durante todo o processo, reconhecendo a importância do Recrutamento no Processo Seletivo.

O recrutamento em si passou por várias mudanças e aperfeiçoamentos ao longo dos anos, tornando o processo pelo qual as organizações estão percebendo o valor das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros.

Ainda não entende o porquê um processo seletivo bem feito é o diferencial da sua empresa? Então continue a leitura, pois iremos te contar.

Processo de recrutamento

Segundo Guimarães & Arieira (2005), a empresa só tende a ganhar com um recrutamento bem feito. Através dele, a organização tende a não demandar tantos treinamentos, visto que um profissional capacitado e dentro do perfil esperado inteira-se rapidamente dos objetivos da empresa.

Quando se decide abrir uma nova vaga, é preciso seguir alguns passos, que irão variar em alguns detalhes a depender da empresa. O primeiro deles é a abertura da requisição formalizada em si, após constatação da necessidade de maior mão de obra naquela determinada área.

A sua empresa sabe que precisa de alguém, mas ela também precisa saber quem exatamente seria a melhor pessoa para essa vaga. Nesse caso, o movimento concentra-se em desenhar características pessoais e técnicas que seriam interessantes para o desempenho das atividades e resultados do setor.

Existem diversas maneiras de fazer esse levantamento de perfil e o DISC é uma excelente alternativa para ajudar o RH e a gestão a entender o melhor conjunto de características e habilidades que aquele profissional precisa ter.

Uma vez feito isso, os candidatos passam pela triagem de currículos, entrevistas e, em grande parte dos casos, avaliação psicológica. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) disponibiliza uma série de avaliações psicológicas que podem ser aplicadas pelos (as) psicólogos (as) da empresa.

Existem avaliações para medir o nível de atenção concentrada, difusa, raciocínio, produtividade e diversas outras características. O DISC aparece novamente como uma ferramenta complementar do processo, ainda que não seja considerado como avaliação psicológica.

O DISC apoia o (a) recrutador e o (a) gestor (a) para fazer a análise se o que foi pedido corresponde ao que foi apresentado pelo candidato. Se no ato de mapeamento de perfil, você identificou que para a posição em questão é necessário uma pessoa com maior dominância (com mais iniciativa e com foco em resultados), você não considerará pessoas com a influência alta, visto que a preocupação pelas relações tende a ser maior do que com o resultado em si.

Os candidatos aprovados em avaliação psicológica passam, ainda, por exame médico, entrega de documentação e quaisquer outras etapas que a empresa considere necessárias para a contratação deles.

A importância do mapeamento de perfil e recrutamento

O mapeamento de perfil e o recrutamento andam de mãos dadas e é justamente a conscientização acerca da importância deles que irá fazer a sua empresa ter sucesso. Existem diversos ganhos obtidos através do mapeamento de perfil e consequente contratação de um profissional que esteja de acordo com ele.

Dentre os diversos ganhos, podemos citar:

1.    Aumento de produtividade

Os colaboradores, recém-contratados ou não, conseguem ter atribuições mais condizentes com seu perfil e habilidades, o que resulta na auto motivação, vinculada ao fato de desempenharem que sabem fazer bem, com mais confiança e prazer. Esse ponto impacta direta e positivamente sua produtividade.

2. Formação de equipes alta performance

O mapeamento comportamental no processo seletivo permite que o RH e as lideranças conheçam melhor os colaboradores da empresa, podendo estruturar melhor as atividades de acordo com cada perfil, bem como criar um plano de revezamento de atividades entre pessoas da equipe, caso seja considerado como necessário. Com isso, além de readequar tarefas, podem estruturar equipes de forma a deixá-las mais fortes por meio da união profissionais com competências complementares.

3. Aprimoramento da gestão de conflitos

Ao conhecer melhor cada colaborador, torna-se possível definir estratégias mais adequadas para a gestão de conflitos internos, visto que já se entende como lidar com os colaboradores de forma mais objetiva e eficaz.

4. Redução do turnover

Quando o colaborador está satisfeito com a empresa, pois sente que ela está bem de encontro com o que esperava para a vida profissional, o turnover tende a cair. O processo seletivo novamente firma sua importância para evitar que a taxa de turnover continue crescendo. Quando esse processo conta com assessments comportamentais como o DISC, o recrutamento em si se torna cada vez mais assertivo.

A RH Consultoria Empresarial é especialista na aplicação do DISC, um teste de perfil profissional capaz de ajudar a liderança a mapear os cargos e habilidades necessárias para cada um deles, bem como a identificação de candidatos que façam um “match” com o que for estruturado com a liderança.

Adriano Souza
Criação de Site, Construção de Site, Desenvolvimento Web

Contato

(73) 98116-0585
contato@assertividadeconsultoria.com.br